FRANQUIA É UM BOM NEGÓCIO?

Publicado em: 11 de janeiro de 2023

Se você está pensando em empreender, uma opção a ser considerada é abrir uma franquia. Embora o investimento inicial possa ser um pouco mais alto do que criar um negócio do zero, as franquias oferecem uma maior garantia de sucesso. Isso porque elas são negócios já testados no mercado e que passaram por processos de aprimoramento ao longo do tempo, o que lhes confere um nível de maturidade superior ao de novos negócios.

De acordo com o Sebrae, apenas 5% das franquias que abrem no Brasil fecham suas portas em um período de dois anos, enquanto que 23% das empresas comuns encerram suas operações no mesmo período. Esses números demonstram que investir em uma franquia pode ser uma opção mais segura do que criar um negócio do zero.

Além disso, o mercado de franquias no Brasil tem apresentado crescimento constante, mesmo após a crise econômica recente. No terceiro trimestre deste ano, o setor faturou R$ 56 bilhões e apresentou uma taxa de crescimento de 18,7% em relação ao mesmo período do ano anterior segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Existem muitas outras vantagens em abrir uma franquia em vez de criar um negócio do zero. Uma delas é a possibilidade de expansão mais rápida, já que as franquias possuem modelos de negócios prontos e as franqueadoras costumam estudar continuamente novos pontos estratégicos para ampliar a presença da marca em diferentes regiões.

Outra vantagem é a forte presença de marca, que pode ser aproveitada para fazer publicidade e marketing, além de contar com departamentos especializados em comunicação e outras áreas para auxiliar na divulgação do negócio.

Além disso, ao abrir uma franquia, existe a segurança jurídica de um contrato, que protege tanto o franqueador quanto o franqueado de possíveis revisões no acordo. Isso proporciona mais tranquilidade para o investidor trabalhar e para a franquia continuar a aprimorar seus processos de negócio.

Outra vantagem é o treinamento de operação e gestão, que normalmente é oferecido pela franqueadora antes da abertura da unidade. Esse tipo de treinamento ensina tudo o que é necessário para controlar o negócio e, mesmo após a abertura, as marcas costumam acompanhar os resultados e recomendar ações se necessárias.

Ao optar por uma franquia, outra vantagem é o acesso a fornecedores homologados, o que garante maior qualidade nos produtos e serviços oferecidos pelo negócio. Além disso, as franquias costumam ter uma equipe de suporte para ajudar os franqueados a gerenciar seus negócios e um sistema já estabelecido que pode ser ajustado de acordo com as necessidades do mercado local.

Em resumo, abrir uma franquia pode ser uma opção mais segura e vantajosa do que criar um negócio do zero. Além de contar com um modelo de negócio já testado e aprimorado, você tem acesso a uma marca conhecida, segurança jurídica através de contratos, treinamento de gestão, fornecedores homologados e uma equipe de suporte para ajudá-lo a gerenciar seu negócio. Tudo isso pode contribuir para o sucesso do seu empreendimento.

Contar com um contador especialista no negócio de franchising pode ajudar a tomar decisões importantes na hora de adquirir uma franquia. Ele pode ajudar a avaliar o investimento necessário, o retorno esperado e as possíveis dificuldades que podem surgir durante o processo de instalação e gestão da franquia.

Além disso, um contador especialista pode ajudar a identificar oportunidades de economia e a maximizar os lucros da franquia. Por isso, contar com um profissional qualificado é fundamental para o sucesso do negócio.

Por: Luís Ricardo Baruffi, contador, especialista em contabilidade para franchising