COMO FUNCIONA A JUNTA COMERCIAL?

Publicado em: 19 de agosto de 2022

Por: Victória

A Junta Comercial é um órgão administrativo e sua principal função é fazer registros públicos de empresas. Assim, para que determinado negócio fique legal diante a lei, é necessário dar entrada na Junta Comercial para obter a inscrição no CNPJ.

Sendo assim, as Juntas são estaduais, ou seja, há diversas delas em cada estado brasileiro, todas regulamentadas pelo DNRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio). Qual a principal função da Junta Comercial?

Primeiramente, a principal função da Junta é o registro público de uma empresa, que conta com um processo repleto de detalhes. Dessa forma, cabe a este órgão emitir um NIRE (Número de Identificação de Registro de Empresa), que é a base para a solicitação do CNPJ.

Mesmo após realizar o registro, é necessário que a empresa comunique a Junta em caso de mudança de dados e endereço ou inclusão e exclusão de sócios. Ademais, é através desse órgão que é feita a pesquisa de viabilidade de nomes, por isso é fundamental fazer o registro na Junta Comercial.

Além das funções já citadas, também cabe a Junta:

● Checar se duas empresas são homônimas, isto é, têm nomes parecidos;
● Confirmar o endereço e a sede da empresa para confirmar se há alguma restrição na área determinada;
● Fornecer informações a respeito de outras empresas registradas, visando a transparência perante possíveis interessados.

Como consultar outras empresas?
Para consultar outras empresas na Junta Comercial, é só seguir os seguintes passos:
● Acesse a Junta do seu estado;
● Digite a razão social ou o NIRE;
● Clique em “buscar”;
● Aguarde as informações serem disponibilizadas.

Que tipo de empresa deve se registrar na Junta Comercial?
Primeiramente, é preciso destacar que o único tipo de empresa que não precisa fazer um registro público na Junta é o MEI (Microempreendedor Individual). Isso porque, a intenção é estimular o empreendedorismo por meio do programa MEI, para estimular o desenvolvimento econômico.

Portanto, o registro é obrigatório para os demais tipos de empresa.

Como fazer o registro?
Há duas situações para obter o registro, são elas:

Firma individual
Nessa situação é preciso elaborar um requerimento de Firma Individual.

Sociedade
No caso de sociedade, é necessário elaborar um Contrato Social.

Sendo assim, esse documento especifica as características da empresa como endereço, tipo de sociedade, nome dos sócios, razão social, objeto social e participação societária. Apesar de burocrático, esse requerimento pode ser acompanhado através do site da junta comercial.

Fonte: Seu Crédito Digital