COMO REPOSICIONAR SUA MARCA NO MERCADO E SE ADAPTAR ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

Publicado em: 3 de março de 2022

O mundo hoje é digital. O avanço da tecnologia fez com que até os maiores nomes e empresas consolidadas se reinventassem para manter seu sucesso, agora no meio online.

Atualmente, a empresa que não tem uma presença digital acaba sendo ultrapassada, perdendo progressivamente seus clientes. O reposicionamento da marca, focando no meio digital, é essencial para fidelizar seus clientes e conquistar novos consumidores.

Além de criar uma conexão com seu público, é indicado para empresas de todos os portes, de multinacionais a pequenas empresas.

O que é reposicionamento de marca?
Consiste na estratégia em que a empresa atualiza parte ou todo seu plano de negócios, incluindo aspectos visuais como identidade visual, até marketing, comunicação, entre outros elementos. Esta estratégia pode ser usada para impactar mais seu público-alvo, expandir o público ou área de atuação, além de aumentar as vendas.

Pode ser necessário para as empresas que não possuem presença on-line, ou para as empresas que possuem presença on-line, mas sem planejamento, sendo essencial o reposicionamento da marca para ter um alcance maior entre seu público-alvo.

Quando reposicionar sua marca no mercado?
O processo é indicado tanto para fatores externos quanto internos. Os internos podem ser uma fusão de negócios, nova equipe e novos colaboradores, novos produtos, novas fases de atuação, novas filiais, entre outros assuntos.

Fatores externos fogem ao controle da empresa, mas devem ser considerados no reposicionamento da marca. O lançamento de empresas concorrentes no mercado, surgimento de novas tecnologias, mudanças de comportamento por parte dos clientes, entre outras.

Por que se reposicionar no meio on-line?
A pandemia do coronavírus despertou um novo comportamento dos consumidores em todo o mundo, onde o digital fala muito mais alto. Quase todas as ações dos consumidores, hoje, podem ser feitas por meio digital.

A tecnologia permitiu que o mundo não parasse, quando o indicado era o distanciamento social. A mudança que era esperada pelos próximos 5 anos, de forma progressiva, surgiu de uma vez por necessidade.

Portanto, é bem provável que seja muito importante para seus clientes que sua empresa se posicione no meio digital. As empresas que estão fazendo seu reposicionamento no meio digital, estão caminhando para uma economia mais digital.

Com a internet e redes sociais, a comunicação entre marca e consumidor ficou cada vez mais estreita. Assim, fazendo do relacionamento a principal ligação das empresas com seus clientes, além de proporcionar a venda para uma fatia muito maior da população.

Como se reposicionar se adaptando à tecnologia?

1. Análise atual
Antes de começar a estruturar o reposicionamento de sua empresa, é necessário analisar o cenário atual, tanto interno quanto externo. Analise os pontos fracos e fortes da empresa, além de ficar de olho no que os concorrentes estão fazendo e analisar as necessidades do público.

Analise todos estes fatores, vendo qual é o atual posicionamento da empresa e porque ele não é mais eficiente para seu público. Fazer um reposicionamento sem essa reflexão, sem muito significado, pode ser um grande passo atrás para as empresas.

2. Se for necessário, faça o rebranding
O rebranding é uma estratégia onde a marca altera sua identidade visual, seu nome ou outros elementos significativos para se reposicionar no mercado, criando uma nova identidade.

Caso o nome da empresa não esteja despertando conexão com seu público-alvo, alterar o nome pode ser uma estratégia poderosa, porém corajosa. Utilizar gerador de nomes para empresas pode ajudar a encontrar a melhor denominação.

3. Leve em consideração os interesses do público
É comum, e esperado, que o comportamento dos consumidores mude ao longo do tempo. Esse comportamento pode ser um dos principais motivos para fazer o reposicionamento, então escute seu público.

Faça pesquisas de satisfação, faça análises da sua área de atuação e seus concorrentes para saber das experiências dos clientes.

4. Mostre as mudanças
De nada irá adiantar mudar sem comunicar suas mudanças. Aproveite a nova presença digital, em sites, blogs e redes sociais diferentes, para anunciar as mudanças da marca.

Crie uma campanha mostrando seus valores, as mudanças e os objetivos da empresa daqui para frente. Isso pode ajudar a atrair pessoas que se conectam com seus valores, prospectando novos clientes e levando seus produtos e serviços para mais pessoas.

5. Faça a mensuração dos resultados
Após colocar em prática as estratégias para reposicionamento de mercado, faça a mensuração dos resultados comparando os dados de antes da mudança para os dados coletados depois. Assim a empresa verá se o reposicionamento foi feito de forma correta, se está causando efeitos positivos em meio ao público.
Fonte: TIESPECIALISTAS