CAPITAL SOCIAL: O QUE É E COMO DEFINIR O VALOR

Publicado em: 3 de março de 2022

O capital social diz respeito a quantia investida pelos proprietários para possibilitar a abertura da empresa, incluindo bens financeiros, materiais e imateriais.

O valor deve ser definido e indicado logo na abertura do comércio, já que deve constar no Contrato Social, documento onde constam todos os dados da empresa e que oficializa a abertura do negócio na Junta Comercial.

É fundamental que o valor do capital social seja coerente com a realidade da empresa, para garantir a manutenção dentro do regime societário escolhido e facilitar possíveis linhas de crédito.

Como calcular o capital social
Para definir o capital social é necessário verificar qual o regime societário da empresa, já que alguns possuem valor mínimo de capital social para se enquadrarem no modelo.Isso acontece no caso da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) , que exige o mínimo de 100 salários mínimos como requisito do regime.

Outras modalidades como MEI, EI, LTDA ou LTDA Unipessoal não possuem um valor mínimo como requisito do regime, por isso devem determinar o capital social de acordo com o planejamento, quais as contas a serem pagas antes de começar a ter lucro e qual o valor mínimo para acertar as despesas iniciais.
Fonte: SisContábil